Google revela como economizar no consumo de energia em dispositivos Android

Publicidade
O gigante tecnológico Google revelou nesta semana um truque que permite aos usuários de dispositivos que trabalham com o sistema operacional Android economizar em consumo de bateria.

Em uma apresentação durante o 2018 Summit Android Dev - evento para desenvolvedores Android que o Google realizada em novembro 7-8 Mountain View (Califórnia, Estados Unidos) - eles conversaram sobre como as cores diferentes requerem diferentes quantidades de energia no AMOLED (O truque não funciona em telas de LCD).

Assim, aqueles que procuram minimizar o custo da bateria podem fazê-lo ativando o modo escuro nas aplicações. Para dar um exemplo, os apresentadores do Google, Chris Banes e Alan Viverette, compararam o consumo de energia de um dispositivo do Google Pixel e um iPhone 7 quando mostram uma captura de tela com o brilho máximo. No modo escuro Pixel economiza 63% da bateria, enquanto o iPhone 7, que tem uma tela de LCD, o nível de consumo é o mesmo.

Isso tem a ver com a tecnologia usada nesses tipos de telas. Os modelos AMOLED usam diodos que emitem luz e que não usam muita energia quando a cor preta é exibida, enquanto telas LCD possuem uma camada que ilumina os cristais líquidos, de modo que o consumo de energia no LCD não depende as cores.

O Google também informou que o branco é a cor que requer mais energia, e que o segundo lugar é ocupado pelo azul. No entanto, esses resultados são uma pedra no telhado do Google, que admitiu favorecer a cor branca nas aplicações e no design do Android.
Tópicos: